Telefone: (11) 2295-9931 | (11) 9 5726-6578 End: R. Gonçalves Crespo, 226 (Próx. Metrô Tatuapé) | End: R. Cerqueira Cesar, 466 (Próximo ao Hospital Next Santo Amaro)
Destoxificação, Saúde em Geral

Saiba quais os minerais que devemos ingerir

Você sabe quais os minerais que devemos ingerir para garantir uma vida mais saudável e livre de riscos de doenças?

Neste conteúdo você vai entender a importância desses nutrientes, confira mais detalhes sobre a função de cada um deles e suas principais fontes. Também irá descobrir como uma boa suplementação pode contribuir para a sua correta obtenção.

Qual a importância de ingerir os minerais corretos?

Os sais minerais são nutrientes obtidos através da alimentação que desenvolvem um papel fundamental para a saúde do organismo.

Eles são diretamente relacionados à produção de hormônios e na regulação da pressão sanguínea. Além disso, sua função também é indispensável para a formação e manutenção de dentes e ossos.

Uma alimentação balanceada pode garantir os níveis corretos de minerais no organismo, já que eles estão presentes em frutas, verduras, cereais integrais, carnes, laticínios, entre outras opções semelhantes.

Por conta da má alimentação, ou mesmo de níveis carentes de sais minerais nesses alimentos, muitos indivíduos acabam não obtendo a quantidade suficiente de nutrientes.

Quais os minerais que devemos ingerir no dia a dia?

Se você ainda não sabe quais os minerais que devemos ingerir, confira quais são os principais deles e suas peculiaridades:

Zinco

O zinco atua diretamente na síntese de proteínas. Além disso, ele é um antioxidante potente e desempenha um papel importante no metabolismo das células e nas funções neurológicas.

É encontrado em:

  • Leveduras;
  • Ostras;
  • Carne vermelha;
  • Ovos;
  • Sementes de abóbora;
  • Iogurte natural;
  • Castanha de caju.

Ferro

O ferro ajuda a prevenir a anemia e também atua na manutenção do sistema respiratório.

As principais fontes de ferro são:

  • Carnes bovinas, principalmente vísceras, como fígado, coração e rim;
  • Peixes;
  • Alguns vegetais, como couve, beterraba e espinafre.

Cálcio

Reconhecido como um importante aliado da saúde dos ossos, das unhas e dos cabelos.

O cálcio é encontrado em:

  • Vegetais verdes escuros;
  • Leite e em seus derivados.

Cromo

Além de aumentar a capacidade de ganho muscular, ele também age em função da insulina, distribuindo o açúcar corretamente no organismo e auxiliando o controle de colesterol.

É encontrado em:

  • Carne bovina;
  • Frango;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Banana;
  • Cogumelos.

Magnésio

Além de ser indispensável para a saúde dos ossos, ele também atua como um poderoso relaxante muscular e contribui para evitar problemas como a enxaqueca.

O magnésio é encontrado em:

  • Farelo de trigo;
  • Granola;
  • Uvas passas;
  • Aveia;
  • Arroz integral;
  • Couve refogada;
  • Espinafre;
  • Amendoim.

Selênio

O selênio é um poderoso antioxidante, que contribui para a saúde dos músculos e no combate de problemas hepáticos.

É encontrado em:

  • Salmão;
  • Tomate;
  • Fígado de boi;
  • Camarão;
  • Milho;
  • Sementes de girassol;
  • Ostras;
  • Castanha do Pará.

Vanádio

Importante para prevenir ataques cardíacos, controlar o colesterol e evitar a isquemia cerebral.

O vanádio é encontrado principalmente em:

  • Frutos do mar;
  • Arroz integral;
  • Fígado bovino;
  • Alho.

Boro

Contribui com a absorção da Vitamina D, ajuda o metabolismo dos ossos e dos músculos, além de auxiliar diretamente as funções hormonais.

É encontrado em:

  • Nozes;
  • Banana;
  • Soja;
  • Feijão;
  • Abacaxi;
  • Lentilha;
  • Ameixas;
  • Uvas.

Enxofre

O enxofre é fundamental para a estrutura corporal, contribuindo com a saúde dos ossos, dentes e unhas.

Está presente em:

  • Ovos;
  • Repolho;
  • Cebola;
  • Feijão;
  • Alho;
  • Brócolis;
  • Carnes.

Iodo

Ajuda a fornecer energia para o organismo e auxilia na prevenção do câncer.

Está presente em:

  • Ovos;
  • Leite;
  • Frutos do mar.

Potássio

É fundamental para manter os níveis de líquidos em pleno equilíbrio no organismo. Também age na frequência cardíaca e nas contrações musculares.

Está presente em:

  • Frutas secas;
  • Batata;
  • Ervilha;
  • Banana;
  • Tomate;
  • Melão.

Cobre

Contribui para a formação de células sanguíneas, para a pigmentação da pele e para a saúde do cérebro. Além disso, sua função antioxidante atua na prevenção dos radicais livres.

Está presente em:

  • Nozes;
  • Ervilhas;
  • Amendoim;
  • Trigo integral.

Como a suplementação pode ajudar?

Como mencionamos anteriormente, nem sempre conseguimos obter a quantidade certa de sais minerais para garantir a saúde do organismo, por conta da má alimentação e dos hábitos de consumo modernos.

Para corrigir esse problema, existem programas de suplementação específicos, desenvolvidos de acordo com as necessidades e características de cada paciente.

Eles visam fornecer todos os sais minerais necessários para o equilíbrio das funções biológicas.

Sua adesão, porém, deve ser feita sempre sob a supervisão de um profissional qualificado e experiente na área.

Só ele saberá quais são os suplementos mais indicados para cada caso, bem como a dosagem correta e o período de tratamento indicado para que os melhores resultados sejam obtidos.

E você, já sabia quais os minerais que devemos ingerir? Quer aderir a um programa de suplementação? Então entre em contato com a Clínica Dr. Ozônio e faça a sua consulta com quem é referência na área!

Não deixe de acompanhar também as novidades do blog Saúde com Ozônio para ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *