Telefone: (11) 2295-9931 | (11) 9 5726-6578 End: R. Gonçalves Crespo, 226 (Próx. Metrô Tatuapé) | End: R. Cerqueira Cesar, 466 (Próximo ao Hospital Next Santo Amaro)
Ozônio, Ozônioterapia, Saúde em Geral

Como destoxificar o corpo do glúten: descubra os benefícios!

Você sabe como destoxificar o corpo do glúten? Muitas vezes, a ingestão dele pode fazer mal ao nosso organismo, resultando até mesmo em um processo inflamatório.

Isso acontece porque a inflamação é uma resposta do corpo para nos defender de invasores. E ela pode decorrer de vários fatores, como bactérias e vírus, traumas ou mesmo por causa da ingestão de alimentos.

Bebidas alcoólicas, açúcar e alimentos industrializados são chamados de pró-inflamatórios (que podem favorecer a inflamação). Neste contexto, o leite e os produtos com glúten são apontados como potencialmente alergênicos.

No caso do leite, a presença da lactose (o açúcar do leite) ou de proteínas (em especial a caseína e betalactoglobulina) em pessoas alérgicas desencadeia uma resposta imunológica exacerbada do corpo ao consumi-lo.

Já o glúten atinge não somente pessoas com doença celíaca, mas também aquelas com sensibilidade ao composto. Ao ingerir alimentos com glúten, o corpo desencadeia uma resposta inflamatória, gerando compostos neurotóxicos.

Neste post, vamos explicar quais os sintomas dessa intolerância/sensibilidade, dicas sobre alimentos que ajudam no processo de desintoxicação e os benefícios de uma dieta livre do glúten. Boa leitura!

Sintomas da intolerância/sensibilidade ao glúten

Os intolerantes ao glúten, geralmente, sentem sintomas como inchaço, diarreia, dores de barriga, cansaço e sensação geral de mal estar.

No caso da sensibilidade, a pessoa afetada por ela não pode só não comer alimentos com trigo, mas também qualquer outro que contenha as proteínas glutenina e gliadina (como centeio e cevada). Neste caso, os sintomas típicos incluem irritação da pele, inchaço e gases, náuseas, fadiga e nevoeiro cerebral.

Infelizmente, não existe um teste de laboratório específico que detecta a sensibilidade ao glúten. Neste caso, o médico descarta outras possíveis causas. Pode ocorrer que alguns pacientes precisem verificar alergia ao trigo ou doença celíaca. Quando o resultado do teste é negativo, uma dieta isenta de glúten pode ser recomendada.

Como destoxificar o corpo do glúten? Alguns alimentos podem ajudar, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Alimentos alcalinos para melhorar o processo de desintoxicação

Alguns alimentos podem ajudar no processo para destoxificar o corpo do glúten. Os alcalinos, capazes de equilibrar a acidez do sangue. Confira:

  • Brássicas: agrião, brócolis, couve – de bruxelas, chinesa, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula.
  • Brotos: alfafa, de feijão, trevo, etc.
  • Cereais integrais: amaranto, arroz integral ou cateto integral, quinoa.
  • Chás: erva-doce ou cidreira, camomila, hortelã e chá verde.
  • Condimentos: alecrim, canela, cominho, cúrcuma, gengibre, hortelã, orégano, pimenta, tomilho, etc.
  • Folhas verdes: agrião, couve, espinafre, rúcula, etc.
  • Frutas: abacaxi, açaí, framboesa, goiaba, limão, maçã, melão, melancia, nectarina, pêssego, tangerina e uva.
  • Leguminosas: ervilha, feijões, grão de bico, lentilha, etc.
  • Líquidos: água, água de coco e suco natural sem açúcar.
  • Oleaginosas e sementes: amêndoas, castanhas, gergelim, linhaça, nozes, etc.
  • Óleos extra-virgens: de coco, de linhaça, de macadâmia, de oliva, etc.
  • Outros alimentos: abóbora, alho, algas marinhas, beterraba, cebola, ovos caipiras, peixes e tomate.
  • Raízes: batata doce, cará, inhame, mandioca, etc.

Benefícios de uma dieta livre de glúten

Ter uma dieta livre de glúten pode ajudar, e muito, o bom funcionamento do organismo. Entre as vantagens apresentadas estão: redução das inflamações causadas por doenças autoimunes, melhora na digestão e redução de sintomas como diarreia, refluxo e cólicas intestinais.

Para quem sofre com alergias alimentares, a ozonioterapia pode auxiliar no tratamento. O ozônio é anti-inflamatório, agindo sistematicamente no controle dos sintomas.

Agora que você sabe como detoxificar o corpo do glúten, que tal aprender mais sobre a ozonioterapia? No blog Saúde com Ozônio tem muito conteúdo interessante.

Você também pode aproveitar para visitar o site Emagrecer Dr. Ozônio3.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *