Telefone: (11) 2295-9931 | (11) 9 5726-6578 End: R. Gonçalves Crespo, 226 (Próx. Metrô Tatuapé) | End: R. Cerqueira Cesar, 466 (Próximo ao Hospital Next Santo Amaro)
Ozônio, Ozônioterapia, Saúde em Geral

Ozônio salva onça ferida nas queimadas do Pantanal

De acordo com informações publicadas no G1 e Jornal Anhanguera, no dia 19 de outubro, a onça Ousado retornou para a natureza após tratamento com ozonioterapia.

O ozônio medicinal é um método eficiente e seguro no combate de bactérias, vírus e germes. Não apenas em relação às doenças que os mesmos provocam, mas também na recuperação de feridas inflamadas ou infeccionadas, ação oxidante age de forma mais rápida e eficaz em comparação aos tratamentos tradicionais.

Tratamento da onça com ozônio

A onça, batizado de Ousado, foi resgatado por uma equipe do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) em Corumbá de Goiás e o Instituto Nex foi o responsável pelos cuidados do animal durante 37 dias.

Essa é a primeira vez que o ozônio medicinal é usado como terapia em onças, mas o tratamento para feridas já é uma técnica complementar centenária descoberta durante a Segunda Guerra Mundial.

Vítima das queimadas na região do Pantanal, Ousado teve ferimentos de queimaduras nas patas e vinha sendo tratado desde o dia 11 de Setembro com ozônio e laser, que aceleraram o processo de cicatrização, além de pomadas homeopáticas, que ajudaram na recuperação. O animal foi solto no mesmo local onde foi encontrado e agora será monitorado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio).

A presidente do Instituto Nex, Cristina Gianni falou sobre a emoção de ver o Ousado voltando para a casa. “A nossa responsabilidade foi imensa. Quando chega um dia como hoje, de vê-lo sair daqui recuperado para voltar para sua vida, não sei descrever a emoção que a gente sente”, disse à TV Anhanguera, segundo matéria do G1.

Ozônio salva vidas

O tratamento com ozonioterapia ainda passa por fases de regulamentação no Brasil. Seu uso é previsto na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, pela Portaria n° 702/2018 do Ministério da Saúde. A aplicação do ozônio é determinada de acordo com cada conselho de classe profissional – ou seja, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, entre outros, contam com linhas diferentes de atuação.

O ozônio medicinal é amplamente utilizado na medicina veterinária para diversas finalidades, em animais de pequeno e grande porte. Apesar disso, o procedimento ainda é considerado experimental no segmento e os interessados em utilizá-lo precisam dispor de autorização especial. Já na medicina, o ozônio pode ser usado em mais de 200 patologias, e vem se mostrando cada vez uma técnica humanizada mais eficiente e segura.

Confira também a matéria sobre o tratamento do Ousado no nosso canal do youtube Saúde Com Ozônio.

Quer saber mais sobre as possibilidades do tratamento com ozonioterapia? Ficou interessado nos seus benefícios? Então continue por dentro das novidades de nosso blog e confira também os tratamentos oferecidos pela Clínica Dr. Ozônio, que é referência absoluta na área.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *