Telefone: (11) 2295-9931 | (11) 9 5726-6578 End: R. Gonçalves Crespo, 226 (Próx. Metrô Tatuapé) | End: R. Cerqueira Cesar, 466 (Próximo ao Hospital Next Santo Amaro)
Destoxificação, Saúde em Geral

5 maneiras de potencializar o cérebro

Muitos procuram por maneiras de potencializar o cérebro, seja para melhorar o desempenho em suas atividades cotidianas ou mesmo para combater problemas como perda de memória ou dificuldades cognitivas.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para aumentar a capacidade cerebral, algumas mudanças simples de hábitos no dia a dia podem contribuir significativamente para a concentração, memória e agilidade de resposta.

Confira, a seguir, as 5 melhores maneiras de potencializar o cérebro!

5 dicas para potencializar o cérebro

1 – Mantenha uma alimentação equilibrada

As funções do cérebro dependem diretamente dos seus níveis de glicose. Estima-se que cerca de 20% do açúcar consumido, assim como a energia obtida através dele, são direcionados à região cerebral.

Outro fator importante é que alimentos que nos provoquem prazer quando consumidos fazem com que o organismo libere dopamina, o que também contribui para que o cérebro melhore o seu desempenho.

Além de manter os níveis ideais de açúcar na alimentação diária e ativar os mecanismos cerebrais de recompensa, é preciso também cuidar com o que é absorvido pelo intestino.

O sistema digestivo se conecta às funções cognitivas através do eixo intestino-cérebro, em que mais de 100 trilhões de bactérias atuam de maneira equilibrada não só para garantir uma digestão correta, mas também o bem-estar mental.

É preciso ter em mente que não se deve abrir mão de certos alimentos em detrimento de outros. A chave está no equilíbrio, por isso, é preciso consumir todos os grupos de alimentos de maneira balanceada.

Nem mesmo a gordura deve ser abolida, já que as células do cérebro também são compostas por ela. Boas fontes de gordura incluem nozes, peixes, abacate, açafrão, alecrim, entre outras opções semelhantes.

2 – Relaxe sempre que possível

O excesso de trabalho, a correria cotidiana e o acúmulo de responsabilidades não prejudicam apenas as funções do cérebro, mas o organismo como um todo.

Entre as principais consequências desses males está o desenvolvimento de quadros de ansiedade, depressão e insônia, que só transformam o problema em uma grande bola de neve.

Para evitar essas situações, é preciso estabelecer momentos de descanso e respeitá-los, priorizando o seu relaxamento e esquecendo dos problemas.

A prática de atividades pode contribuir muito nesse sentido, como:

  • Caminhada;
  • Natação;
  • Ioga;
  • Dança;
  • Esportes no geral.

Priorize boas noites de sono

No mesmo sentido da dica anterior, é preciso que o corpo relaxe também com boas noites de sono, já que o ato de dormir é indispensável para restaurar as funções cerebrais.

Problemas para dormir, além de provocar excesso de cansaço, também causam confusão mental, irritabilidade e afetam a produtividade.

Para estimular a produção de melatonina, responsável pela regulação do sono, a dica é que o quarto esteja totalmente escuro e que telas, como do celular ou da TV, sejam evitadas até duas horas antes do horário de dormir.

4 – Use exercícios para potencializar o cérebro

Maneiras simples de manter o cérebro ativo podem contribuir muito para estimular o intelecto e as funções cerebrais como um todo, afinal, quando ele é pouco utilizado, sua desenvoltura e agilidade são comprometidas.

Alguns exercícios para potencializar o cérebro são:

  • Estudar novos assuntos;
  • Ler temas de seu interesse;
  • Aprender novas línguas;
  • Praticar jogos como xadrez e palavras-cruzadas.

5 – Adote um bom programa de destoxificação

É comprovado que programas desenvolvidos para desintoxicar o organismo contribuem diretamente com o pensamento, seja durante o raciocínio ou mesmo para a concentração e memorização.

A destoxificação consiste em uma suplementação específica, desenvolvida de acordo com o perfil de cada paciente para expulsar as toxinas que comprometem a saúde e restabelecer as funções corpóreas como um todo, de maneira segura e natural.

Todas as toxinas que ingerimos nos alimentos, como é o caso dos adoçantes e realçadores de sabor, afetam diretamente a saúde do cérebro. Ao aderir à destoxificação com um especialista na área, o vigor mental é significativamente melhorado. Além disso, o desempenho físico é favorecido, assim como as sensações de mais energia, disposição e bem-estar

Se você ficou interessado em potencializar o cérebro através da destoxificação, entre em contato com quem é referência nacional no assunto: agende agora a sua consulta com a Clínica Dr. Ozônio! Não perca também todas as novidades sobre o tema no nosso blog!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *