Telefone: (11) 2295-9931 | (11) 9 5726-6578 End: R. Gonçalves Crespo, 226 (Próx. Metrô Tatuapé) | End: R. Cerqueira Cesar, 466 (Próximo ao Hospital Next Santo Amaro)
Ozônio, Ozônioterapia, Saúde em Geral

Xenobióticos: o que são e como eles podem interferir na saúde

Comuns em nosso cotidiano, os xenobióticos são agentes químicos estranhos ao organismo, que precisam ser devidamente eliminados para evitar que o corpo sofra com as mais diversas consequências de saúde.

Por mais que eles sejam naturalmente combatidos pelo sistema imunológico, nem sempre isso é possível, seja por conta de sua abundância no ambiente ou mesmo por disfunções encontradas nos próprios pacientes.

Para evitar as consequências que os xenobióticos podem provocar, saiba mais sobre o seu conceito, sua influência e a importância de sua eliminação. Boa leitura!

O que são xenobióticos?

Xenobióticos consistem em compostos químicos reconhecidos como estranhos ao corpo humano.

Podem ser:

    • Plásticos;
    • Inseticidas;
    • Produtos de limpeza;
    • Pesticidas;
    • Fármacos;
    • Alimentos;
    • Poluentes;
    • Até compostos encontrados na própria natureza, como algumas categorias de vegetais e fungos.

O organismo conta com meios próprios de evitar o acúmulo desses agentes danosos, eliminando-os através do metabolismo.

Porém, dada a crescente exposição a compostos químicos, principalmente de origem industrial, muitas vezes essa função biológica não é suficiente. Isso favorece danos às funções corporais e o consequente surgimento de patologias.

Essa dificuldade se torna ainda mais grave quando os compostos são lipofílicos, ou seja, são mais solúveis em lipídios, já que a bioacumulação se dá principalmente nos tecidos gordurosos, dificultando ainda mais sua excreção.

Qual a sua influência para a saúde humana?

Os xenobióticos são metabolizados no fígado, por meio de enzimas, e também no intestino, através de bactérias que transformam a sua composição química e estrutural, favorecendo sua eliminação.

Para que esse tipo de composto não se acumule e seja devidamente excretado do corpo, é necessário que as funções metabólicas estejam em perfeito funcionamento e sejam capazes de lidar com esses agentes.

Por meio de diversos sistemas enzimáticos, responsáveis pelas reações bioquímicas do metabolismo, as substâncias tornam-se mais hidrossolúveis e menos reativas, o que facilita sua eliminação e diminui as suas consequências danosas.

Descubra, no item a seguir, a importância de eliminar esses agentes e qual o método mais eficiente para essa finalidade!

Por que é importante eliminá-los do organismo?

A função do organismo é fazer com que os xenobióticos sejam convertidos em substâncias atóxicas e facilmente descartáveis pelo metabolismo.

Como mencionamos anteriormente, entretanto, nem sempre isso é possível. Nesses casos, os compostos continuam circulando no corpo, comprometendo pouco a pouco as funções básicas que, futuramente, podem se tornar patológicas.

Estão mais sujeitos a esse tipo de risco indivíduos altamente expostos aos agentes químicos, como:

  • Trabalhadores de indústrias;
  • Residentes de grandes cidades;
  • Usuários recorrentes de fármacos;
  • Consumidores de muitos alimentos industrializados.

Também podem sofrer com o problema pessoas com as funções metabólicas comprometidas, como idosos ou enfermos.

Entre os principais malefícios dos xenobióticos acumulados está a ocorrência de efeitos biológicos precoces e o surgimento de doenças como diabetes, arteriosclerose, Alzheimer e diversos tipos de câncer.

Para evitar essas consequências, é preciso que os grupos de risco mantenham-se em constante acompanhamento médico, a fim de consumir a suplementação necessária para que as funções enzimáticas e excretoras ocorram normalmente.

O melhor meio de suplementar-se é através de um bom programa de destoxificação, que indica as origens do problema e as trata naturalmente, de acordo com as características individuais de cada paciente.

Entre em contato com a Clínica Dr. Ozônio e elimine os xenobióticos do seu organismo de maneira segura, natural e eficiente, com quem é referência nacional no assunto!

Continue acompanhando o blog Saúde com Ozônio para não perder nenhuma informação sobre esse importante tema!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *