Telefone: (11) 2295-9931 | (11) 9 5726-6578 End: R. Gonçalves Crespo, 226 (Próx. Metrô Tatuapé) | End: R. Cerqueira Cesar, 466 (Próximo ao Hospital Next Santo Amaro)
Ozônio, Ozônioterapia, Saúde em Geral

Terapia com ozônio auxilia no tratamento para queimaduras

Queimaduras são lesões na pele de grau variado, que exigem cuidados especiais. Elas são classificadas considerando a profundidade e o tamanho, além disso, podem ter origem térmica, química, por radiação, frio ou fricção.

Por isso, identifique a gravidade e procure um médico que possa fazer o tratamento para queimaduras quando a situação estiver mais complexa.

Neste texto, vamos explicar o efeito das queimaduras no corpo humano, os diferentes graus e como a ozonioterapia pode ser usada nesse tratamento. Boa leitura!

Tratamento para queimaduras: conhecendo o grau

Quando falamos em queimaduras, logo vem à mente a imagem de um vermelhão, com bolhas, situação bem comum após um fim de semana na praia. Elas também podem surgir quando esquecemos de colocar luvas para manusear um recipiente muito quente.

A dica mais importante, agora, é que você tenha cautela e procure um médico para identificar, com precisão, o grau e iniciar o tratamento para queimadura.

Primeiro grau

As queimaduras de primeiro grau atingem a camada mais superficial da pele. A lesão apresenta aspecto avermelhado e causa dor. Você pode fazer compressas frias nas primeiras horas depois do acidente para aliviar a dor.

Segundo grau superficiais

As queimaduras de segundo grau abrem bolhas e a dor é mais intensa. É uma condição que precisa ser tratada por médicos, que provavelmente farão a drenagem das bolhas. Elas não serão removidas, porque servem como um curativo biológico.

Segundo grau profundas

As queimaduras de segundo grau profundas são bem curiosas: elas são menos dolorosas e as suas bolhas são brancas e secas.

Terceiro grau

Essas danificam todas as camadas da pele. Não há dor, porque elas destroem também os nervos da região. Além disso, podem afetar músculos, causando deformidades.

Na maioria dos casos, o tratamento para queimaduras de terceiro grau exige internação, pois causam desequilíbrio dos níveis de sódio e desidratação no paciente, por exemplo.

A ozonioterapia no tratamento para queimaduras

A ozonioterapia é uma das principais modalidades terapêuticas no tratamento para queimaduras. Entre os benefícios do gás ozônio está:

  • Controle da inflamação;
  • Eliminação da infecção;
  • Redução no tempo de cicatrização da ferida.

Diferentes ensaios clínicos mostraram os resultados positivos da aplicação do ozônio nas feridas. Além do bem conhecido efeito germicida do gás, sua aplicação pode estimular a regeneração dos tecidos.

O manejo rápido da dor e dos edemas, a redução da epitelização e a retenção do enxerto fazem parte dos benefícios do uso integrativo do ozônio em traumatologia e tratamento para queimaduras.

A aplicação do ozônio oferece outras vantagens, como:

  • Reativar a homeostase do oxigênio;
  • Aumentar a atividade antioxidante do sangue;
  • Melhorar a circulação periférica;
  • Modular a resposta imunológica;
  • Efeitos de desintoxicação.

Para fazer o tratamento da forma correta com ozônio, no entanto, você precisará da ajuda de profissionais especializados. Eles saberão a forma de aplicação e a quantidade ideal para o tratamento das queimaduras.

Gostou da leitura? Acompanhe as atualizações do blog da Saúde com Ozônio e visite o site da clínica Dr. Ozônio para iniciar seu tratamento com ozonioterapia.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *